sexta-feira, 26 de junho de 2009

- Sensibilidade aos Glicocorticóides

Os GLICOCORTICÓIDES exercem um papel importante em vários órgãos e sistemas, participando da regulação fisiológica e da adaptação às situações de stress, sendo a maioria dos efeitos destes hormônios mediada pela interação com os receptores glicocorticóides (GR). Os glicocorticóides são regulados pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal, influenciado por fatores como o ritmo circadiano, o stress e o feedback negativo.
Vários fatores influenciam a cascata de eventos que leva à modulação da sensibilidade aos glicocorticóides:
-a concentração hormonal
-a biodisponibilidade do glicocorticóide
-a afinidade do receptor para ligação hormonal

-a densidade intracelular de GR
-a fosforilação do GR
-a translocação nuclear do receptor ativado
-a interação com o elemento responsivo ao glicocorticóide (GRE)
-os fatores de transcrição
e PRINCIPALMENTE:
-ATIVAÇÃO de seus receptores.

O receptor glicocorticóide é uma exceção, pois na ausência de ligação ao cortisol, encontra-se inativo no citoplasma, estabilizado por um complexo protéico. Essa estrutura compreende, pelo menos, uma molécula do receptor e outras três proteínas específicas e permitem que o receptor adquira uma conformação tridimensional adequada para a sua ligação ao hormônio.




Os estados de resistência ou de hipersensibilidade ao glicocorticóide são observados, em doenças inflamatórias auto-imunes e na síndrome metabólica. O reconhecimento destes fatores contribui para uma melhor compreensão tanto do fenótipo clínico e da evolução destas doenças quanto da resposta terapêutica com glicocorticóide.




bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302006000600003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

0 comentários: