quinta-feira, 25 de junho de 2009

- Artigo: Efeito do corticóide em crianças e adolescentes com doença renal crônica

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA E DOENÇA RENAL CRÔNICA

O termo INSUFICIÊNCIA renal crônica (IRC) tem sido usado para descrever pacientes com ritmo de filtração glomerular (RFG) menor que 75 mL/min/1,73 m2 de área corporal.
Já o termo DOENÇA renal crônica (DRC), bem como a classificação do quadro, servem para propiciar a detecção precoce, retardar a progressão e prevenir complicações relacionadas. Essa classificação descreve cinco estágios da DRC considerando a presença de lesão renal e o grau de comprometimento funcional, independente do diagnóstico da doença de base.


O TRATAMENTO

Em crianças e adolescentes portadoras de DRC, o atraso no crescimento é um problema freqüente e importante. Os pacientes apresentam:
- redução na velocidade de crescimento
- anormalidades no eixo GH/IGF/IGFBP
- distúrbios metabólicos e nutricionais

Atingir a altura adulta normal é um dos aspectos indicativos do sucesso no tratamento.


INFLUÊNCIA DO CORTICÓIDE NO EIXO GH/IGF/IGFBP

A corticoterapia é um importante fator de distúrbio na espessura da placa epifisária de crescimento, no aumento da apoptose de condrócitos e na redução da expressão do vascular endothelial growth factor (VEGF) por condrócitos hipertróficos. Assim, reduzem a invasão de vasos sangüíneos da metáfise na junção condro-óssea.

Efeito:
- alteram a dinâmica ossificação endocondral.

Os efeitos negativos dos corticóides no crescimento de pacientes com DRC córtico-dependente ou transplantados são ressaltados quando a estratégia terapêutica substitui os corticóides pela ciclosporina ou pelo tacrolimo, com melhora significativa no crescimento.


bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

0 comentários: