sexta-feira, 26 de junho de 2009

- Seminário de Hormônios da Tireóide e Corticóides - Apresentação de Giselle Garcia

A tireóide é uma glândula localizada abaixo da laringe e anterior à traquéia. É uma das maiores glândulas endócrinas do nosso organismo. Ela secreta dois hormônios importantíssimos: T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina). As células C localizadas entre os folículos da tireóide são secretoras de calcitonina, portanto tem a ação de diminuir a concentração de cálcio no sangue e transportar para os ossos.

Os hormônios da tireóide regulam a expressão gênica, diferenciação tecidual e desenvolvimento geral do organismo. O T3 age no núcleo das células e tem a característica de aumentar o seu funcionamento, estimulando a transcrição de proteínas e desta forma, aumenta o metabolismo celular. O metabolismo também é estimulado devido à necessidade de utilização do oxigênio para o funcionamento da Bomba Tireoidiana de Iodeto (detalharei mais adiante). Os Hormônios Tireoidianos regulam também, a concentração e a produção de GH (hormônio do crescimento) com o auxílio de glicocorticóides.

O hipotálamo age no sentido de estimular a produção de TRH (hormônio liberador da tireotropina - TSH). Esse hormônio estimula a produção de TSH (hormônio estimulador da tireóide - tireotropina), que irá ser liberado pela hipófise, desta maneira há produção de T3 e T4 para agir sobre as células-alvo. É importante ressaltar que o controle pelo sistema nervoso central é baseado no feedback. Caso as concentrações de hormônios tireoidianos estejam baixas, esta via é ativada, caso contrário, ela é inibida. O TSH é o hormônio estimulador e a sua atuação ocorre por meio do cAMP, que age como um mensageiro secundário nas células da tireóide.

Vamos então a via propriamente dita de produção desses hormônios:

  • O iodeto (iodo ingerido) entra no nosso organismo por meio da alimentação. A célula captará este íon por meio da bomba de iodeto, uma bomba de sódio e potássio - ATPase dependente. Essa bomba leva para dentro da célula o íon, que antes de entrar terá de ser convertido a iodo nascente (iodo oxidado) sob a ação da enzima peroxidase (peróxido de hidrogênio). Esse peróxido de hidrogênio vem da oxidação do NADPH que irá liberar oxigênio e hidrogênio para a via metabólica. A necessidade de utilização de oxigênio para o funcionamento desta bomba incentiva o aumento do metabolismo basal, consequentemente elevação da temperatura. O aumento do metabolismo estimula a via metabólica dos carboidratos: aumentam a gliconeogênese, a glicogenólise, a glicólise, as taxas de insulina, a lipólise e a absorção intestinal. Devido a todos esses fatores algumas pessoas utilizam remédios que alteram o funcionamento da tireóide para o emagrecimento.
  • A tireoglobulina é uma proteína responsável pela captação desse iodo nascente e fará as seguintes conversões por meio do processo de iodinização: 3 iodo + tirosina = triiodotironina e 4 iodo + tirosina = tetraiodotironina. Segue-se desta forma: MIT (monoiodotirosina) + DIT (diiodotirosina) = T3 e DIT + DIT = T4. Caso haja acoplamento de MIT + MIT dará origem a uma forma inativa. O MIT e o DIT são precursores inativos dos hormônios tireoidianos. A tireoglobulina localizada no espaço folicular da célula, armazenará na sua membrana MIT, DIT, T3 e T4. Esse mecanismo de armazenamento de iodo, sob diversas formas, constitui um “pool metabólico ativo” de iodo no nosso organismo, já que não temos reservas deste elemento traço. A tireoglobulina fica armazenada no colóide celular.
  • No caso de necessidade de produção de hormônios tireoidianos, a célula pinocita a tireoglobulina e partículas celulares como, por exemplo, lisossomos. Esses lisossomos serão responsáveis pela degradação da proteína tireoglobulina e conseqüente liberação de T3 e T4 livres que serão carregados na corrente sanguínea por proteínas transportadoras para agirem nas células do organismo. TGB (proteína de ligação da tiroxina - T4), TBPA (Pré-Albumina) e a Albumina são algumas das proteínas transportadoras. Essas proteínas são produzidas no fígado, vale ressaltar que pode ocorrer um aumento na produção dessas proteínas pelo fígado com o uso de estrógenos e anticoncepcionais.

A célula produz 93% de T4 e apenas 7% de T3, então se deve pensar que o T4 é mais importante que o T3, no entanto esse raciocínio não é válido. A concentração circulante do T4 pode ser maior, mas o T3 é o maior eficiente metabólico, e por isso ele encontra-se em maior quantidade dentro das células. O T4 não consegue entrar nas células-alvo e para isso ocorre uma conversão de T4 em T3 pela ação da enzima 5’-Desiodinase. Essa conversão ocorre apenas em rins, fígado e músculos.

Bibliografia: Fisiopatologia - Texto e atlas

Autores: Stefan Silbernagl e Florian Lang

0 comentários: