sábado, 13 de junho de 2009

- Caso prático da Síndrome de Cushing



Os corticoesteróides são fármacos utilizados no tratamento de diversas patologias, pelas suas propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras, além de serem produzido normalmente pelas glândulas supra-renais.


A Síndrome de Cushing é devido a um excesso crônico de glicocorticóides. É pouco freqüente (10 casos por milhão de habitantes/ano). 70% é de causa hipofisária (hiperprodução de ACTH – estimulando a secreção de glicocorticóides pela supra renal), 10% é causa ectópica de ACTH. A Síndrome de Cushing de origem supra renal é por adenomas, carcinomas, ou ainda por hiperplasia .


O caso clínico da mulher apresentada na figura foi o seguinte: ela tinha antecedentes de bronquite asmática, obesidade, entre outras doenças. Ela teve diabetes gestacional, e no controle pós parto da doença se detectou um fenótipo de Cushing, como pode se ver na figura – o rubor na face, obesidade centralizada (principalmente no rosto e barriga), estrias, além de amenorréia, e equimoses cutâneas. O diagnóstico definitivo foi de adenoma cortical supra-renal. A cirurgia de adenoma supra-renal melhora gradualmente os sintomas. Algumas alterações metabólicas e clínicas desaparecem em 4-6 semanas.


O tratamento da Síndrome também pode ser feito com uso de algumas drogas, mas o artigo ressaltou a eficiência da cirurgia no caso clínico citado.


A terapia cirúrgica continua ainda é a principal terapia para síndrome de Cushing endógena, qualquer que seja a causa. Entretanto, em certas circunstâncias como ausência de cura após a cirurgia ou impossibilidade cirúrgica, a terapia medicamentosa tem papel importante. As drogas que inibem a esteroidogênese, são usadas no tratamento. O cetoconazol é usado é utilizado no tratamento da Síndrome de Cushing pois inibe a ação da enzima 20,22 desmolase; (Por comprometer a ação da supra-renal é um medicamento perigoso na Doença de Addison). Quimioterapia e radioterapia também têm indicações específicas nas diversas causas da síndrome de Cushing.



Baseado nos artigos:

Síndrome de Cushing suprarenal

RODRIGUEZ-HERMOSA, J. I. et al . Síndrome de Cushing suprarrenal. Rev. esp. enferm. dig., Madrid, v. 100, n. 12, dic. 2008 . Disponible en . accedido en01 jul. 2009.

The role of medical therapy for Cushing's syndrome
LIBERMAN, Bernardo. Papel da terapia medicamentosa na síndrome de Cushing. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v.
47, n. 4, Aug. 2003 . Available from . access on30 June 2009. doi: 10.1590/S0004-27302003000400010.













Isabelle Nolasco

0 comentários: