quarta-feira, 1 de julho de 2009

- Seminário de Hormônios da Tireóide e Corticóides - Apresentação Rafaella Dusi


Doenças da Tireóide


As doença da tireóide são mais comuns em mulheres, já que o estrógeno estimula uma via que aumenta a produção de proteínas transportadoras de T3 e T4.

HIPERTIREOIDISMO: caracterizado pelo aumento das concentrações de T3 e T4.
O excesso dos hormônios tireoidianos aceleram o metabolismo e causam diversos sintomas. Alguns deles, e suas explicações serão citados a seguir:
O BÓCIO ( aumento da glândula) é causado por essa maior produção de hormônios, a PERDA DE PESO é observada pois o a lipólise e a proteólise ficam estimuladas. Essa lipólise estimulada também leva a uma diminuição do COLESTEROL. SUDORESE e HIPERTERMIA ocorrem devido à uma maior produção de calor. No fígado, esses hormônios em excesso aumentam a DEGRADAÇÃO DE ESTERÓIDES. A pessoa com Hipertireoidismo tem TREMORES e INSÔNIA pois altos níveis de T3 e T4 aumentam a excitabilidade neuromuscular. IRREGULARIDADES MENSTRUAIS também compõe o quadro dos sintomas, já que os hormônios da tireóide estão intimamente ligados aos hormônios que regulam os ciclos menstruais.
Estudos apontam como principal causa do Hipertireoidismo, uma doença auto imune, a DOENÇA DE GRAVES. Nessa doença os linfócitos B produzem uma imunoglobulina, o TSI (imunoglobulina estimulante da tireóide) e ela se acopla ao receptor de TSH (hormônio estimulante da tireóide), competindo pelo mesmo sítio ativo. O TSI estimula a glândula a uma produção exagerada de T3 e T4.
A EXOFTALMIA é um sintoma característico da Doença de Graves.
O tratamento mais comum para o Hipertireoidismo é feito com IODO RADIOATIVO. Ele ocorre da seguinte forma: a glândula absorve o iodo que foi inserido na circulação e esse iodo atinge a glândula provocando uma destruição lenta e parcial/total dela. Isso leva a diminuição do tamanho da glândula, regulando o quadro.

HIPOTIREOIDISMO:caracterizado por uma produção deficiente de hormônios tireoidianos. Sem a quantidade adequada desse hormônios, o metabolismo fica mais lento. A menor concentração desses hormônios gera os seguintes sintomas:
O doente tem uma maior INTOLERÂNCIA AO FRIO, pois há uma menor produção de calor. Há uma redução na lipólise, portanto as pessoas com hipotireoidismo tem SOBREPESO e aumento do COLESTEROL, isso aumenta o risco do doente
desenvolver ARTEROSCLEROSE. A HIPOGLICEMIA também é sintoma, pois a glicogenólise e a gliconeogênese ficam desestimuladas com os baixos níveis de T3 e T4. DEPRESSÃO e COSTIPAÇÃO são causados respectivamente por uma menor excitabilidades neuromuscular e uma menor mobilidade gastrointestinal. A menor mobilidades do trato gastrointestinal também causa freqüentemente o REFLUXO.
Os acometidos pelo hipotireoidismo apresentam algumas vezes inchaço, pois há uma diminuição na filtração dos glomérulos renais e com isso RETENÇÃO DE SAL E ÁGUA.
As causas mais comuns do desenvolvimento do hipo são o tratamento para hipertireoidismo, cirurgia de retirada da glândula e a DOENÇA DE HASHIMOTO.
A doença de Hashimoto é também uma doença auto imune, onde o sistema imunológico ataca a glândula e suas células vão sento destruídas, assim a produção de T3 e T4 é comprometida. Como defesa, as células que ainda não foram destruídas tentam uma produção exagerada e isso causa o BÓCIO.
O tratamento é feito com reposição hormonal de T4 para suprir as necessidades do organismo. O T4 é a forma escolhida pois no organismo ele é convertido em T3.

0 comentários: