quarta-feira, 1 de julho de 2009

- Seminário de Corticóides e Hormônios da Tireóide – Apresentação de Isabelle Nolasco

DOENÇA DE ADDISON:

* É uma doença caracterizada pela destruição do córtex da glândula supra-renal, que produz corticóides nas zonas glomerulosa, fasciculada, e reticular, portanto leva a deficiência crônica de corticóides.

* Existem dois tipos:

- TIPO I: afeta mais crianças do sexo feminino e é caracterizada pela doença de Addsison associada ao hiperparatireoidismo e candidíase mucocutânea.
- TIPO II: afeta mais mulheres com idade entre 20 e 50 anos e é caracterizada pela associação da Doença de Addison, a tireoidite de Hashimoto, e ao Diabetes mellitus I.

* Pode ser causada ou influenciada por vários fatores, como Doenças infecciosas (por exemplo, tuberculose); por agentes oportunistas na AIDS que causam a destruição do córtex das adrenais; por hemorragias nas supra-renais; defeitos congênitos de alguma enzima necessária na síntese de corticóides (por exemplo, a 21 hidroxilase, que é a deficiência mais freqüente nesses casos); por drogas usadas no tratamento da Síndrome de Cushing. A doença de Addison tambpem pode ser auto-imune.

*Os sintomas decorrentes da doença são reflexos da falta de corticóides no organismo:

- Concentração de pigmentos nos seios, nas articulações, ou em cicatrizes: A secreção de ACTH estimula a secreção de outro hormônio: o MSH – hormônio melanócito estimulante. A baixa concentração de corticóides, estimula a hipófise a estar secretando sempre ACTH apesar da deficiência da glândula supra-renal, que não vai responder ao estímulo...
- Hipotensão Arterial: A aldosterona tem papel importante na regulação de sódio e potássio no sangue. Como este hormônio é um mineralocorticóide e está deficiente, o Sódio vai estar indo embora, e junto com ele água. A desidratação também é outro sintoma da Doença de Addison

* A doença de Addison é rara e atinge mais as mulheres. Quando foi descoberta, em 1855, a causa que mais afetava homens era a tuberculose.

* Curiosidade: O Presidente John F. Kennedy, conseguiu esconder durante anos sua doença. Ele Tinha Doença de Addison e levava uma vida aparentemente normal (apesar de tomar vários remédios por dia). Ele não foi o único presidente americano a sofrer com a Doença. Fraklin D. Roosevelt também mantinha a doença em segredo.

- fofoca na íntegra no site:
www.portal.alert-online.com/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E0A7607517E61587A



SÍNDROME DE CUSHING:

A síndrome de Cushing é decorrente da exposição excessiva e continuada a glicocorticóides, e pode ser: Endógena: hiperplasia das zonas fasciculada e reticular, levando a secreção excessivade corticóides.Devido a anormalidades/tumores na Hipófise levando a um aumento excessivo de ACTH ou CRH, ou exógena: devido a administração excessiva de glicocorticóides ou ACTH em algum tratamento.

A obesidade, stress e o alcoolismo também pode causar freqüente aumento na produção de cortisol.

Os sintomas decorrentes da doença são reflexos do excesso de corticóides no organismo:

- O cortisol inibe a síntese protéica, e o colágeno faz parte de 30% das proteínas do nosso corpo, sendo responsável pela sustentação. Um sintoma decorrente desse fato é a pele fina e a fragilidade na parede dos capilares sanguíneos. Uma consequência do extravasamento de sangue dos capilares são as Equimoses (causando manchas roxas na pele) e as Estrias avermelhadas onde ocorreu a lesão dos capilares.

- O excesso de cortisol também pode levar a um quadro de osteoporose (os osteoblastos sintetizam a matriz óssea, porém o colágeno é um componente desta; além de ser um problema na síndrome de Cushing, é uma preocupação para o profissional de saúde que receita tratamentos com cortisol a longo prazo);

- Obesidade centralizada, principalmente no rosto, e na barriga.

0 comentários: