sexta-feira, 3 de julho de 2009

- Seminário de Corticóides e Hormônios da Tireóide - Apresentação Isabella Duarte

Efeito dos glicocorticóides

-aumentam a produção de glicogênio assim como de aminoácidos, ác. gráxos e glicerol (substratos para gliconeogênese) => jejum prolongado
-reduzem sensibilidade dos tecidos à insulina. Logo, reduzem a captação de glicose, potencializando a secreção de insulina.
ações antiinflamatórias: bloqueiam ou retardam etapas do processo inflamatório
imunossupresoras: desativam linfócitos T e inibem produção de citocinas que ativam o sistema imunitário. O que é muito importante em doenças auto-imune para desaceleração da resposta imunitária.
-inibe formação do osso (em excesso, ocasionará osteoporose)
-inibe formação de colágeno


Mecanismos de ação
-por serem lipossolúveis, os glicocorticóides difundem-se com facilidade pela membrana plasmática, interagindo diretamente com o receptor.
-já no plasma, esse caráter lipofílico dificulta o transporte dessa molécula que é atuenuado pela associação a moléculas protéicas

Ritmo Circadiano

-são padrões diários de regulação do sono, energia e secreção de hormônios.


Os corticóides são sintetizados enquanto dormimos, tendo seu pico ao acordarmos e descre no decorrer no dia. Daí a importância de dormimos pelo ou menos 8h/dia.
curiosidade importante: o gráfico de tensão arterial acompanha o de corticóides porque com a síntese de mineralocorticóides enquanto dormimos, há o aumento de absorção do sódio no intestino o que acarreta no aumento de pressão arterial quando acordamos.
Esse quadro se agrava em países frios pois, com as baixas temperaturas, o metabolismo está muito lento, necessitando ainda mais de aumentar a tensão arterial para maior fluxo sanguíneo ao acordar.

Um outro ritmo circadiano é a relação insulina-glucagon.


Num período de 0h (período absortivo) indica que a pessoa acabou de ingerir o alimento. Assim, no período pós-absortivo, nota-se que o nível de glicose no plasma se eleva rapidamente (principalmente se a alimentação da pessoa foi a base de carboidratos simples). Juntamente com a glicose, eleva-se a insulina que vai estimular a entrada da glicose nas células dos tecidos. Após esse período, verifica-se o decréscimo da taxa de glicose e de insulina indicando que está acontecendo o processo de fosforilação da glicose. A partir de 3h após a ingestão do alimento, a insulina plasmática está decaindo muito, o que estimula a secreção de glucagon pelo pâncreas (hormônio contra-regulatório da insulina). Altos níveis de glucagon no sangue estimulará a glicogenólise (fosforilação do glicogênio hepático para formação de glicose). Por isso que é recomendado que as pessoam se alimentem de 3 em 3h para manter a taxa metabólica do organismo.

Resposta ao estress

- o eixo hipotálamo(CRH)-hipófise(ACTH)-adrenal(glicocorticóides)
-Fatores que estimulam o cortisol (principal glicocorticóide): ansiedade, competição, depressão, exercício físico, hipoglicemia, queimaduras, exposição ao frio e hipertermia. Por isso que o cortisol é considerado o "hormônio do estress". Por exemplo, na TPM, ele não é o precursor mas é um importante coadjuvante desse quadro.

0 comentários: