quarta-feira, 1 de julho de 2009

- Harvey William Cushing


Harvey William Cushing (1869-1939) foi um médico e cirurgião formado pela Escola Médica de Harvard. Após muitos anos realizando cirurgias e se tornando cada vez mais experiente, se tornou cirurgião-chefe do Peter Bent Brigham Hospital em Boston e professor de cirurgia no Escola Médica de Harvard. Posteriormente trabalhou também na Universidade de Yale. É considerado um dos maiores neurocirurgiões do século XX.

Foi graças a sua experiência médica, e de técnicas cirúrgicas para operações cerebrais desenvolvidas por ele, que a neurocirurgia se tornou uma disciplina cirúrgica nova e autônoma. Devido às melhoras nas técnicas cirúrgicas, a qualidade de vida de pacientes pós-operados aumentou consideravelmente. Por isso, se tornou um dos maiores líderes científicos

Em 1912, Harvey William Cushing descobriu uma síndrome endocrinológica causada pelo mau funcionamento da glândula tireóide, descrevendo essa síndrome em um livro publicado chamado "The Pituitary Body and Its Disorders" e imortalizando seu nome na história da medicina.




Fontes:
http://www.cerebromente.org.br/n02/historia/cushing_p.htm
http://daphne.palomar.edu/ccarpenter/harvey_william_cushing.htm
http://www.geocities.com/wrcushing/h/harvey1869.html

0 comentários: